Trajetória comercial: o álbum
Lançado entre 4 e 11 de junho oficialmente em 15 países e em 4 versões (standard, deluxe, fan e special), Bionic teve uma recepção comercial fria em relação aos trabalhos anteriores. Confira o desenrolar do álbum no UWC abaixo:
Debut: #3 - 200.000 cópias vendidas mundialmente
Semana 2: #10 - 97.000 cópias
Semana 3: #14 - 59.000 copias
Semana 4: #21 - 43.000 cópias
Semana 5: #21 - 35.000 cópias
Semana 6: #32 - 28.000 cópias
Semana 7: #34 - 24.000 cópias
Semana 8: #39 - 21.000 cópias
- não figurou mais no top 40 -
Com apenas duas semanas no top 10, Bionic ficou de fora dos 30 álbuns mais vendidos de 2010.
Nos Estados Unidos, o desempenho foi um pouco parecido:
Debut: #3 - 110.000 cópias vendidas nos EUA
Semana 2: #9 - 36.400 cópias
Semana 3: #22
Até agosto de 2014, Bionic tinha vendido pouco mais de 330.000 cópias nos EUA; porém em novembro do mesmo ano, o Washington Post fez uma matéria revelando que o álbum beirava as 495 mil cópias americanas e estava para ser certificado como ouro. Contudo, Bionic fechou o ano como o 76 álbum mais vendido dos EUA.
No Canadá, Bionic debutou também na terceira posição, com vendas de 10 mil cópias, e na segunda semana, caiu para a nona posição.
No Reino Unido, o desempenho se deu um pouco melhor: mesmo com uma semana baixa, apenas 24 mil cópias, Bionic entrou na liderança da parada, porém na segunda semana, despencou para #29.
Na Austrália, estreou em #3, na Itália e Alemanha, estreou respectivamente em #8 e #6; os países de maior sucesso foram a Grécia, onde estreou na liderança, a Suíça, que vice liderou, e a Coréia do Sul, que liderou. Por fim, na parada européia, Bionic debutou também na liderança.
Com o passar de alguns meses, Bionic recebeu um total de quatro certificações de venda pelo mundo, sendo elas:
Ouro por 35 mil cópias vendidas na Austrália
Ouro por 10 mil cópias vendidas na Áustria
Prata por 60.000 cópias vendidas no Reino Unido
Ouro por 3 mil cópias vendidas na Grécia
Em outros dados divulgados, atingiu a marca de 10 mil cópias comercializadas na França.
Em novembro de 2014, foi divulgado pela HDD e posteriormente pela Billboard o mesmo número vendido mundialmente: 700 mil cópias.
Trajetória comercial: primeiro single - Not Myself Tonight
Lançado digitalmente em 6 de abril, Not Myself Tonight trazia os gêneros experimentados antes nas faixas inéditas do Keeps Gettin Better: eletropop e eletrônico.
Mesmo debutando na baixa posição, #23, com 77 mil downloads nos Estados Unidos, Not Myself Tonight foi considerado um sucesso mediano, tendo atingido a marca de 370 mil downloads até novembro de 2014. Tendo um bom desempenho no início, deteve por um ano o título de música mais tocada no dia de lançamento, mas esfriando com o passar dos dias. O histórico na Hot 100 pode ser conferido abaixo:
Debut: #23
Semana 2: #49
Semana 3: #46
Semana 4: #47
Semana 5: #57
Semana 6: #73
Semana 7: #95
Semana 8: #112 (bubbling under)
Semana 9: #75
Not Myself Tonight gastou 8 semanas na Hot 100. No chart mundial, a faixa teve um desempenho mais estável:
Debut: #25 - 90 mil downloads
Semana 2: #40 - 69 mil downloads
Semana 3: #35 - 78 mil downloads
Semana 4: #26 - 86 mil downloads
Semana 5: #26 - 95 mil downloads
Semana 6: #30 - 82 mil downloads
Semana 7: #40 - 75 mil downloads
Semana 8: #35 - 72 mil downloads
Semana 9: #32 - 86 mil downloads
Semana 10: #38 - 76 mil downloads
Contudo, não figurou na lista dos 50 singles mais vendidos do ano.
Entre as posições mais notáveis estão:
#9 no chart da Bélgica
#11 no chart do Canadá
#3 no chart do Japão
#4 no chart da Coréia do Sul
#12 no chart do Reino Unido
#1 no chart dance da Billboard
#22 na Austrália que, curiosamente, mesmo com o baixo pico, foi onde recebeu seu único certificado: Ouro por 35 mil downloads
O vídeo de Not Myself Tonight, por fim, apesar da crítica negativa, atingiu a liderança do iTunes de clipes nos EUA, Canadá, Brasil, Reino Unido e Japão, e foi um dos 30 clipes mais baixados do ano.
O single estacionou em 370 mil downloads nos EUA, mas em nível mundial a faixa superou a marca de 1 milhão e 500 mil downloads.
Trajetória comercial: primeiro single promocional - Woohoo
Um mês e seis dias doze dias depois, o segundo single do Bionic foi anunciado: Woohoo. Liberado no iTunes e enviado pras rádios em poucos países logo após, no dia 25. Trazia a presença da ainda pouco conhecida Nicki Minaj, e no seu todo a faixa foi criticada positivamente. Debutou na 79 posição americana, 46 canadense, e 10 alemã. Contudo, o single não foi continuado e acabou por ser deixado como single promocional do álbum.
Após o lançamento do Bionic, Woohoo voltou a entrada na hot 100, em #99, e em #148 no Reino Unido, mesmo nunca sendo lançada como single lá.
Contudo, não há dados das vendas de Woohoo, mas que pelo desempenho da faixa, se especula mais de 300 mil mundialmente.
Trajetória comercial: segundo single - You Lost Me
Talvez em uma tentativa de fazer a nova Beautiful sobre Dirrty, You Lost Me, produção e composição de Sia com Christina e com dedo de Samuel, foi lançado à 27 de julho, dias semanas após o lançamento do Bionic. Comercialmente foi aclamada pela crítica, que voltou sua atenção novamente para o vocal poderoso de Christina e pela primeira vez para Sia, que depois viria a se tornar uma das compositoras mais requisitadas e bem pagas do mundo da música.
Contudo, You Lost Me amargurou estrear em #120 na Bubbling Under, e mesmo com o processo de divulgação, não reagiu nas tabelas, sendo assim o primeiro e único single de Christina à não figurar na Hot 100. Contudo, a canção foi um enorme sucesso na parada dance, tirando Teenage Dream, de Katy Perry da liderança e se tornando o maior hit de Christina na tabela até a data.
No Reino Unido, You Lost Me estreou em #153; e na Holanda, em #91. Obteve sucesso apenas na Bélgica, onde ficou em #19, e em Twain, com pico #16; e curiosamente foi um dos singles mais vendidos do ano na Holanda... porém, de 2012.
You Lost Me vendeu em torno de 80 mil downloads nos EUA e pouco mais de 140 mundialmente.
Trajetória comercial: segundo single promocional - I Hate Boys
Lançada exclusivamente nas rádios e iTunes da Nova Zelândia e Austrália um dia depois do lançamento de You Lost Me. Contudo, a faixa não fez qualquer aparição na tabela dos dois países, mas, curiosamente, entrou em #51 na parada da Coréia do Sul, onde vendeu 5 mil downloads.
Sua recepção crítica foi mista; a MTV chamou a faixa de "divertida e descontraída", enquanto o Washington Post classificou como "canção indomada".
Recepção crítica do álbum
No principal site de críticas do mundo, Metacritic, Bionic empatou com Mi Reflejo com 56/100 pontos recebidos, ficando a frente de Stripped e atrás de Back to Basics, futuramente viria a empatar com Lotus também.
Entre as 21 críticas que formam a nota 56, Bionic recebeu 3 positivas, 17 mistas e 1 negativa. A maior nota foi um 80 do All Music Guide, e a mais baixa, um 25 do Chicago Tribuna. A Billboard deu ao álbum um 77, segunda maior nota. Recebeu sete 60 e cinco 50, incluindo da Rolling Stones, que escreveu apenas "álbum barraqueiro com uma série de baladas maçantes".
Na crítica do público, Bionic foi mais que bem: média geral 79, com 437 críticas positivas e 26 mistas contra apenas 80 negativas.
Demais sites foram em geral mistos:
The A.V. Club deu um C-, que simboliza um 4 em uma escala de 0-10;
Enrertainment Weekly classificou como C, ou um 4,5;
The Independent, Slat Magazine e o The Guardian deram 3/5 estrelas;
O Spin, popular por detonar álbuns de cantoras pop, surpreendentemente deu um 6 em uma escala 0-10;
Por fim, o NME e o PopMatters classificaram em 5 em uma escala 0-10;
O The Times deu 4/5 estrelas e classificou o álbum como "envelhecido e mais seguro que seu antecessor".
Pelo final de 2010, o Enrertainment Weekly classificou Bionic como o quinto pior álbum do ano, contudo a Billboard o classificou como "A essa altura da carreira, não há mais nada que Christina precise provar ao mundo, porém, ainda assim, consegue ter o melhor álbum pop mainstream do ano", e a MTV como "Um material precioso, brilhante, inesquecível, que nunca será ultrapassado, e, sem dúvidas uma jóia. Sem sombra obra de dúvidas, Bionic marca mais uma grandiosa obra recheada de pérolas, o que não é novidade vindo de uma talentosa artista como Christina Aguilera. Como a mesma disse no seu antecessor tido como sua obra prima - que olhado agora, pós-Bionic, é apenas seu segundo melhor trabalho - ela está aqui para ficar."
Nenhum comentário:
Postar um comentário