domingo, 6 de setembro de 2015

8 características vocais que fazem de Christina a Voz da Geração

"Sem nenhuma concorrente à sua atura, Christina Aguilera passou de voz da década 2000 para voz de uma geração"

Essa foi a frase usada pela revista Rolling Stones ao noticiar que a organização do ALMA Awards iria entregar a Christina o prêmio de a voz da geração, sucedendo o título de voz da década entregue pela revista.

Com a notícia de que Christina será a mais nova membro a integrar o programa de cursos online MasterClass como professora de canto, nós decidimos listar alguns pontos que levaram Christina a ser aclamada pela crítica como a melhor vocalista surgida nos últimos 15 anos.

Vale lembrar que nada do citado nessa lista é a opinião pessoal de algum dos administradores que fizeram esta publicação e sim pontos retirados de sites de crítica especializados como o Critic of Music e outras páginas sobre vocal, tanto americanas quanto brasileiras.

1 - Facilidade em executar melismas extremamente complexos
O uso de melismas foi popularizado principalmente na década de 90 pelas músicas das cantoras Mariah Carey, Whitney Houston e Celine Dion. A influência musical delas sobre Christina fez a cantora aderir desde jovem a utilização deste recurso, o que levou ao seu aperfeiçoamento nessa área.
Exemplos: Os grande exemplos de melismas são as músicas Show Me How You Burlesque, Your Body e principalmente o tributo à Aretha Franklin no Grammy de 2011, onde Cristina executa um extremamente complexo de notas agudas em voz de cabeça e falsete.

2 - O alcance vocal
O alcance vocal de Christina, segundo a revista Time, é o segundo maior da indústria musical, ficando atrás apenas da cantora Mariah Carey. Seu alcance controlado vai desde Bb2 até C#7, totalizando um controle pleno de 4 oitavas e duas notas
Exemplos: as notas mais graves emitidas por Christina ao vivo e em estúdio são respectivamente no início de At Last e em Elastic Love e I Got Trouble. Já a mais aguda é no final de The Christmas Song.

3 - Capacidade de emitir falsetes extremamente agudos
A grande maioria dos agudos altos de Christina são emitidos em falsete; alguns tão agudos que soam como whistles. Positivamente, isso mostra que a cantora domina extremamente bem esse registro e consegue ir além do que a maioria consegue neste recurso, visto ainda que ela os atinge com naturalidade e tranquilidade.
Exemplos: Pero Me Acuerdo De Tí, Falsas Esperanzas (bem no final) e What A Girl Wants na Stripped Tour.

4 - Capacidade de segurar notas por longos períodos de tempo
Um dos pontos mais controversos sobre o vocal de Christina é sua capacidade em segurar notas por longos períodos de tempo. Mesmo que por alguns leigos e críticos essa característica seja dada como errada, a maior parte da crítica especializada elogia sua potência e fôlego por conseguir manter notas difíceis por longos períodos. Algumas notas como C5 que estão em uma região de transição difícil soam como forçadas, já que ela utiliza muita força para emiti-la, o que as vezes acaba soando como um grito. Essa parte se aprofunda muito mais, mas deixaremos o mais importante aqui.
Exemplos - At Last na Stripped Tour, Candyman, Mercy On Me.

5 - Voz eclética
Um dos principais pontos vocais de Christina é sua capacidade em cantar diversos estilos com extrema naturalidade, como jazz, blues, rock, R&B, pop, hip-Hop, e gospel.
Exemplos - Infatuation (latino), Your Body (pop), Not Myself Tonight (eletro), Say Something (indie), The Real Thing (country), Aint No Other Man (Jazz), Fighter (rock).

6 - Capacidade de executar growls repetidos em notas difíceis
Se você não sabe, growl é o "ranger" das cordas vocais, prática comum entre grandes vocalistas do mundo musical. É um recurso não muito comentado ou de muito destaque, mas de grande uso.
Exemplos - se toma como principais exemplos os growls comuns em Do What U Want no The Voice, e de growls complexos, os de Circles, onde Christina repetidamente os atinge na sexta oitava.

7 - Facilidade e vigor na emissão de agudos:
Desde muito jovem, Christina já apresentava facilidade e potencial na emissão e sustentação de agudos.
Em 2001 e 2003, ela aperfeiçoou a técnica e desde então se mostra apta a atingir notas agudas com facilidade e vigor, além de mantê-las e alterar o tom sem perder o potencial da nota.
Exemplos - tributo à Aretha Franklin no Grammy e Make The World Move no The Voice (essa performance vai muito além do belt quebrado).

8 - Durabilidade de seu talento vocal
Através dos anos, Christina foi apontada por alguns haters como uma vocalista errônea ou por apenas gritar, com acusações de técnica extremamente falha. Ainda assim, 20 anos de canto profissional e 34 anos de vida estão em suas costas, e Christina permanece como uma das maiores vocalistas da atualidade. Entre outros, ela nunca passou por cirurgias vocais, coisa que artistas que usam a voz indevidamente acabam enfrentando logo nos primeiros anos de carreira.

Se você ainda tem dúvidas que Christina realmente merece ostentar o título de melhor vocalista surgida nesse milênio, volte ao topo e releia.

Um comentário:

  1. creio que te gustará mi nuevo video en youtube sobre voces exóticas con Cher otras cantantes https://youtu.be/73q1ju4gtUc

    ResponderExcluir