domingo, 29 de novembro de 2015

Estaria Christina seguindo 5 passos sugeridos em 2013 para que sua carreira volte com tudo?

Encontramos hoje um comentário curioso sobre Christina em um fórum na internet feito em 2013. O sumo conteúdo era: 5 passos que podem consertar a carreira de Christina Aguilera após dois fracassos seguidos.
Antes de colocar nossa opinião - há pontos que concordamos e que não concordamos - deixaremos a tradução para vocês lerem abaixo. É grande, mas vale a pena:

"Independentemente de poucas memórias que sobram para seus fãs, não hã como negar que a carreira de Christina Aguilera mergulhou em um tempo baixo. Na verdade, ela foi derrubada da posição de uma das maiores artistas pop da sua geração para uma cantora de participações para artistas mais importantes. Felizmente, nem tudo está perdido.
Com o cru e raro talento que Christina possui, é difícil declarar que a carreira dela está completamente acabada. Contudo, ela precisa de uma grande vistoria antes de poder retornar para o topo das paradas e para as graças dos fãs de música que agora só compram seus álbuns se sobram moedas dos fundos de seus cofrinhos.
Então, vamos começar direto ao ponto com os cinco passos que Aguilera pode utilizar para sua carreira que muito precisa de um empurrãozinho:

5 - Tente trocar seu estilo:

Muitos têm feito piadas sobre o peso de Aguilera nos últimos tempos mas isso simplesmente se dá pelo fato de como ela se veste. Ela está longe de estar em forma e ainda assim usa roupas que artistas com metade do seu tamanho não usariam, o que a faz ficar ainda maior. A verdade aqui é que nós vivemos em uma era visual na mídia, e os jovens fãs de música - a geração iTunes - julga o que eles vêem antes de escutarem. Consequentemente, quando ela se posta nos palcos com seus vestimentos sofridos que eu imagino ser seu "sex appeal", no lugar de atrair, ela está repelindo olhares.
(...)

4 - Aprenda a ser gostável:

Aguilera é conhecida na indústria como uma das artistas mais difíceis de se trabalhar com. Ela tem várias rivalidades para se listar, que vão de Britney à Mary J. Blidge, o que mostra que não são muitas pessoas que a aturam por mais que poucos minutos.
Seria bom que Aguilera desenvolve-se mais humildade e mudasse seu comportamento que fazem suas entrevistas parecerem insuportáveis. Pessoas hoje precisam da ilusão de que os artistas pop são relacionáveis e o "tudo que eu faço é perfeito e se você não consegue ver, você é estúpido" de Aguilera os previne de ver isso.

3 - Utilize mídia social

Eu acabei de mencionar a importância de artistas serem tocáveis e gostáveis,  e aqui está uma simples ferramenta que torna isso possível - mídia social. Tweetando para seus fãs no Twitter ou respondendo seus comentários no Facebook, age como se criasse uma ponte entre celebridade e o fã, assim criando a ilusão de que eles são simplesmente igual nós.
Aguilera tem um Twitter mas ela raramente tweeta algo fora mensagens promocionais para o The Voice e seus produtos aleatórios. Basicamente, se parece com que ela pensa que é muito boa para interagir com as pessoas que ainda se importam com ela e isso não a favorece em nada. Talvez Aguilera devesse seguir seus fãs ou retweetar seus comentários no Twitter com mais frequência. Além disso,ela poderia seguir os passos de Mariah Carey e Brandy e postar clipes seus cantando ou se divertindo para ajudar a se parecer humana. Vamos lá Aguilera, deixe cair seus cabelos da torre de marfim e deixe seus fãs verem a real você.

2 - Pare de gritar.

Aguilera tem um poço de talento vocal mas nós realmente precisamos ouvir ela gritar, berrar e arranhar em todas as performances? A verdadeira beleza de seus instrumento brilha quando ela exibe foco no significado da música em vez de tentar impressionar a todos com suas grandes notas altas.
Como eu pontuei em um outro artigo, a dificuldade de grandes vocalistas nas rádios modernas, é que os fãs atuais da música não procuram runs ou riffs em oitavas altas. Eles procuram refrões cativantes e melodias fáceis de acompanhar. Então, Aguilera só teria a ganhar entendendo que menos é mais em 2013.


1 - Encontre seu próprio som:

Durante sua carreira, Aguilera teve reinventado seu som em muitas ocasiões, mas olhando de cima, ela nunca desenvolveu seu próprio estilo de som. Seu álbum de estreia foi bem Mariah Carey, Stripped nos introduziu um miz das baladas inspiradoras de Carey, a compositora de Pink e a ousadia de Britney. Back to Basics foi bem único se você olhar em conjunto; Bionic combinou Carey, M.I.A, Madonna e Santigold, e Lotus foi uma confusa mistura de sons.
Então, qual álbum nos deu a verdadeira Aguilera? Como Beyoncé, ela se moldou em muitas versões através dos anos - a única diferença é que sua voz dá personalidade à sua música - que ela não desenvolveu sua própria e única identidade musical. Não que isso afaste sua audiência, mas isso faz que sua música seja difícil de acompanhar, visto que covers nunca são melhores que os originais.
Agora vocês sabem minhas sugestões para arrumar a carreira de Aguilera, Esperamos que ela dê os passos certos em renascer de dois fracassos, pois suas chances de retornar são mais magras que ela."

-

Realmente parece que Christina está seguindo esses passos desde 2013, quando o público exigiu isso dela? Vamos ver mais de perto.

Ponto 5 - Tente trocar seu estilo: as roupas escandalosas, apertadas e sexualmente mais provocantes parecem terem sido deixadas de lado com o tempo. Durante as primeiras temporadas do The Voice, Christina parecia com roupas extremamente apertadas quando seu corpo não favorecia isso. Depois que emagreceu e após a gravidez, ela vem usando roupas cada vez mais diferentes do que o usual: a calça leggin tomou conta dela para as ruas, os eventos e o The Voice agora ganharam vestidos elegantes.

Ponto 4 - Seja gostável: durante o ano, Christina respondeu Ariana, Sam Smith e Demi Lovato no Twitter. Elogiou Adele em entrevistas. Foi fofa com os entrevistadores, demonstrou felicidade ao falar de sua família. Em sumo, ela realmente está cada vez mais agradável à massa. Quem não é fã, costuma acreditar em coisas do tipo das chamadas de quinta que a BCharts faz, e, quando é positiva, isso significa para muitos o verdadeiro comportamento de um artista. O mesmo se dá para os tablóides e revistas de outros países.

Ponto 3 - Utilize mídia social: um dos pontos mais controversos, Christina começou a usar o Instagram mais recentemente. Esse ano, finalmente abandonou seu site oficial na hora de postar fotos. Fez até uma sessão no Instagram. Respondeu montagens no Twitter no início do ano, além de responder artistas como no citado acima. Ainda temos a promessa de que isso é só o começo...

Ponto 2 - Pare de gritar: talvez o que mais tenha evoluído desde 2013 é a diminuição clara dos grandes vocais tanto nas músicas de estúdio quanto nas apresentações de Christina. Repare We Remain, Say Something The Real Thing, Shotgun. O vocal mais leve - principalmente nas baladas - e até nas faixas rápidas, sem nenhum exagero, está evoluindo. Nas apresentações ao vivo, ela parece compreender cada vez mais seus limites, sem a costumeira vontade de sempre atingir seu máximo. E realmente, atualmente, o menos é as vezes mais.

Ponto 1 - Encontre seu próprio som: algo que acredito que Christina nunca fará é se prender à um som fixo. Ainda discordo de ela não possuir uma identidade musical própria. Os runs e "ha's" de Christina são sua marca nas músicas. Seus álbuns são em geral, um mix de influências de vários artistas, e ela sempre deixou isso claro. Mas nesse todo tempo em estúdio, com diferentes pessoas, trabalhando tanto em tanta coisa, talvez seja um tempo que está sendo dedicado para procurar seu lugar mais específico na música.

Qual sua opinião sobre isso tudo? Deixe-nos saber.

2 comentários:

  1. Concordo com o que vocês disseram! a parte em que fala sobre a identidade pessoal na música, também não concordo muito! Só queria que Christina falasse mais com nós, fãs, postasse mais fotos, tweets, retweets...

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o que vocês disseram! a parte em que fala sobre a identidade pessoal na música, também não concordo muito! Só queria que Christina falasse mais com nós, fãs, postasse mais fotos, tweets, retweets...

    ResponderExcluir