LIÇÕES DE VOZ - Forte, poderosa. Essas palavras são sinônimos de Christina Aguilera - sua voz, suas musicas, sua sabedoria ganha. Ela aprendeu com suas próprias experiências crescendo para encontrar uma única voz que agora luta contra a fome infantil mundial. A embaixadora do WFP e mãe ajuda a próxima geração musical no show de talentos The Voice na NBC.
"Você precisa aceitar sua escuridão para achar sua luz"
CHRISTINA AGUILERA TEM UMA COLEÇÃO DE PRIMEIRA DE HINOS - de primeira. Apenas ouça sua canção vencedora do Grammy, Beautiful, e tente não se comover. Ou pergunte à lendas da música como Céline Dion e Patti LaBelle. Ambas dirão que Aguilera é uma das maiores vocalistas de sua geração.
A cantora e compositora de 35 anos não só usa seu incrível talento para compor ou administrar seus candidatos no The Voice, programa de competição musical vencedor do Emmy. Ela também luta por inspirar outras pessoas a se envolverem em causas do bem - como parar a fome mundial. Como porta-voz da Yum! para a crise alimentar mundial e embaixadora da WFP, Aguilera tem feito serviços públicos mobilizado pessoas para ser parte da solução - doando apenas 1 dólar para o WFP você ira alimentar quatro crianças - e visitado países como Haiti, Equador e Ruanda, para ajudar a levar comida para mulheres e crianças.
Sobre ir para áreas remotas de países remotos em desenvolvimento, Aguilera diz ser destruidor: "nos campos de refugiados em particular, as estórias que você ouve - as escapadas e as crianças que as vezes são deixadas para trás. Em alguns destes lugares remotos, mulheres tem muitos filhos e nenhuma condição de alimentá-los. Eu vi casos em que elas precisaram decidir qual deles deveria passar fome. Esse simplesmente é um modo no qual ninguém deveria viver."
Para a mãe de dois filhos - Max, de 8 anos e Summer Rain, de 1 - ver mulheres e crianças passando necessidades é destruidor. "Nós nos preocupamos que nossos filhos tenham boas oportunidades na escola, nos preocupamos que eles estejam apaixonados, que eles tenham determinação e objetivos para eles mesmos. Uma das últimas coisas com as quais nos preocupamos é "de onde é que vai vir a próxima refeição deles?" - conta Aguilera. Aproximadamente 800 milhões de pessoas sofrem com a fome todos os dias - muitas são crianças. Sem nutrição adequada, uma criança tem mais probabilidade de crescer doente e com problemas de desenvolvimento cefálico. "Quando adultos, eles tem um alto risco de ter diabetes e doenças cardíacas" - diz Sarah Jane Schwarzenberg, uma executiva médica diretora do Hospital Infantil da Universidade de Minnesota. O stress de estar com fome pode levar a ansiedade e depressão. "Há até alguns casos em que pessoas que tiveram insegurança alimentar aumentaram seus índices de suicídio", diz Sarah.
Aguilera acredita que a fome mundial é um problema que pode ser resolvido. A WFP também. E que reduzirão a fome mundial a zero até 2030. "Dois milhões de pessoas pelo mundo foram retiradas da fome" diz Ertharin Cousin, diretora executiva da WFP. Fome zero é absolutamente acessível, diz ela, mas requer mais tempo. Você pode ajudar visitando o site hungerhope.com ou enviando WHR para 909999.
FORÇA NA MÚSICA - Aguilera hoje também é porta-voz na sua música, usando suas letras para enfasar causas e problemas sociais e inspirar pessoas a encontrar força. Em "I'm Ok" e "Oh Mother", ela aborda a violência doméstica, um problema que ela conhece pessoalmente. Aguilera esbanja auto confiança hoje, mas isso não foi sempre assim. Ela já foi parte de um tempo obscuro. Quando ela era criança, seu pai abusava de sua mãe. Violência doméstica estava por todo seu redor, diz ela, nos amigos da família e nas comunidades em que ela viveu. Sua casa tinha um ar não seguro e caótico. A música tornou-se seu paraíso. "Ela foi meu escape, minha forma de cura", diz ela. Foi também o caminha do seu emponderamento. "Se tornou meu sonho me tirar de uma situação e não repetir o que minha mãe fez - em se casar com um homem, acreditando assim ter um final feliz e viver um conto de fadas. Eu queria ser uma mulher forte" - conta ela - "E nunca depender de um homem para ser forte e confiante."
Aos 12 anos, Aguilera estava no seu rumo. Primeiro ela venceu uma grande competição no reality de talentos Star Search. Depois ela atuou no Clube do Mickey Mouse na Disney. A Disney usou sua canção Reflection para o filme Mulan, que foi universalmente aclamado. Logo em seguida ela assinou um contrato com a RCA.
Mas ela achou a indústria musical um desafio. Ela sofreu para se sentir confortável sendo ela mesmo e achar sua identidade. Enquanto ela subia pelos rankings, ela abordava temas como sexualismo e inigualdade de gêneros, frequentemente estando em um mar de homens mais velhos, muitos deles tentaram se aproveitar dela atrás de portas fechadas. "Definitivamente houveram tempos em que eu me senti desconfortável em certas situações com homens mais velhos" - conta - "Você precisa aprender muito rápido a definir seus princípios e conceitos"
A experiência foi maçante para Aguilera, que diz que ela não gosta de "apenas sentar e deixar que um homem dite o que devemos vestido, como devemos falar, ter uma opinião mas não muito, ser sexy mas não muito sexy." Mas foi também durante estes anos que ela encontrou sua voz.
No começo, Aguilera concordou com o que sua gravadora e sua equipe queria. Seu primeiro álbum, Christina Aguilera, de 1999, foi um reflexo de idéias, mas não dela. Mas com hits mundiais como Genie In a Bottle e What a Girl Wants, ele rapidamente subiu para o topo das paradas, fazendo de Aguilera uma estrela em revelação. Ela estava abençoada por todo o sucesso, mas estava em um dilema. A música pop do seu debut não era a música que ela queria fazer. Ela queria músicas que ressoassem sua personalidade, como a poderosa Beautiful. "Eu precisei escolher.Eu deveria acatar a música pop bobinha e escutar o que minha gravadora queria e copiar o que era popular ou eu deveria ir contra a maré e fazer algo que falasse por mim?" Ela escolheu a segunda opção. Para o próximo álbum Stripped, ela foi direto a música que fala sobre seu outro lado - menos popular e mais maduro. Ela também revelou um novo look, inspirado pela 'garota da porta ao lado' muito provocante, apelidada de Xtina. Se o álbum vendesse um ou um milhão não importou, ela estava fazendo aquilo para ela mesma.
Para dizer que funcionou, Stripped terminou em um prêmio Grammy e catapultou ela para o estrelato mundial. Aí veio Back to Basics, que estreou no número 1. Ela terminou por vender 43 milhões de álbuns, ganhar 5 Grammys e ajudar a lançar o The Voice. Aguilera credita o seu sucesso por falar de sua força interior, mesmo em tempos difíceis. "É sempre lutar ou correr, realmente, acho que já começa quando você é jovem" - diz. "Você realmente precisa convergir de uma situação muito difícil para o brilho absoluto, ou você está forçando tudo"
Ela constantemente escolheu lutar em vez de correr em sua vida e carreira. Encarar sua turbulenta infância criou uma plataforma para falar sobre o abuso doméstico. Encarar os problemas da indústria músicas a emponderou para se expressar. "Você precisa encarar sua escuridão para encontrar sua luz" diz ela. "Com sua escuridão vem suas inseguridades e medos e muitos mmentos tristes, mas é normal chorar para sobreviver a estes tempos realmente difíceis."
ENCARANDO SUA PAIXÃO - hoje, a vida de Aguilera é inegavelmente boa. Ela está pronta para lançar um álbum esse ano, e a vida de sua família é uma pedra sólida. Ela vive com seus filhos e seu noivo, Matthew Rutler, em Beverly Hills, Califórnia. Aguilera diz que ela e Rutler tem uma relação estável e segura, e ela é orgulhosa em não repetir o ciclo que ela cresceu vivendo.
Eles se divertem muito em família, diz ela, como visitar a Disney todo mês. Sim, todo mês. Quando há tempos ruins, ela gosta de ligar seu Wii Uou explorar o Pinterest. Ela fala que também adora os momentos em que ela pode simplesmente ser uma mãe de calças de agasalho, relaxando todos juntas.
Aguilera e Rutler ainda não marcaram "casamento" nos seus calendários. "Eu serei honest - música agora é muito importante para mim. Eu tenho coisas incríveis borbulhando em termos criativos. Está sendo um momento muito empolgante para mim" diz ela, completando que ela tem de terminar seus álbum primeiro. Então as festas de casamento precisam esperar.
Fazer sua música também ajuda Aguilera a ensinar Max e Summer a aceitar eles mesmos com suas paixões. "É importante para mim mostrar aos meus filhos o trabalho duro e que mamãe tem uma paixão. A música é minha paixão" diz ela. "Espero que isso os inspire a se expressarem e usarem suas próprias vozes."
Matéria completa em inglês > aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário