sexta-feira, 1 de abril de 2016

Christina, Katy Perry, Garth Brooks e diversos outros artistas se unem para revisão da lei antipirataria

O EW publicou uma matéria hoje explicando que diversos artistas de peso enviaram uma petição junto a suas equipes para o departamento de direitos autorais dos EUA pedindo uma revisão da lei DMCA, a lei que combate e pune a pirataria no país.

Segundo o site, o arquivo é constituído por três cartas: uma assinada por empresários, uma por produtores e uma por cantores e compositores. A última teria contido a assinatura de Christina, Katy Perry, Garth Brooks, Steven Tyler, deadmau5, Lionel Richie, Tony Bennett, Pearl Jam, Bette Midler e dúzias de outros. A finalidade é tornar a pirataria online mais difícil, atualizar as leis antigas e proteger o futuro da música, dos artistas e dos compositores, de acordo com a RIAA.

Ainda segundo a colocação, uma das principais revindicações é que as leis ultrapassadas não abrangem sistemas e companhias como o Google, YouTube, Tumblr e outros que constroem empresas bilionárias sem pagar os artistas e transformam todo o seu trabalho duro em uma fração de centavo digital.

A carta feita pelos compositores cita uma matéria da RIAA que os discos de vinil geraram lucro maior para a indústria em 2015 do que o Spotify e o YouTube em suas versões grátis baseadas em comerciais. "A próxima geração de criadores de música poderá ser silenciada se o dinheiro não justificar sua carreira na indústria" - diz a carta.

Já a carta dos empresários detalham frustrações com as falhas de eficácia das leis de direitos autorais. "Hoje, no mesmo segundo que um link é tirado do ar, ele é substituído por vários outros" - diz - "é como um jogo de buracos on cada vez que um é fechado, dois aparecem, depois quatro, depois oito".

As leis da DCMA foram implantadas em 1998.

De acordo ainda com o EW, esse é o maior ato da indústria musical feito por artistas contra a pirataria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário